Ecossistema Pantaneiro
Ecossistema é a base funcional da Ecologia. Refere-se a um sistema de organismos vivos que interagem não só com o meio físico que os rodeia mas também com a química ambiental e com o meio social e biológico em que estão inseridos. Ecossistema implica que os organismos e o seu meio formam um todo, apesar de cada um ser um ser individual.O Pantanal é considerado a maior planície continua inundável do mundo, com 140 mil quilômetros quadrados. O Pantanal é parte da Bacia do Alto Paraguai (BAP). A BAP é formada por uma extensão aproximada de 600.000 km2 mil, dos quais 61% encontram-se no Brasil, 20% na Bolívia e 19% no Paraguai. No Brasil, a bacia abrange parte dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Vegetação
O pantanal possui uma vegetação rica e variada, que inclui a fauna típica de outros biomas brasileiros, como o cerrado, a caatinga e a região amazônica. A camada de lodo nutritivo que fica no solo após as inundações permite o desenvolvimento de uma rica flora. Em áreas em que as inundações dominam, mas que ficam secas durante o inverno, ocorrem vegetações como a palmeira carandá e o paratudal. Durante a seca, os campos são cobertos predominantemente por gramíneas e vegetação de cerrado. Essa vegetação também está presente nos pontos mais elevados, onde não ocorre inundação. Nos pontos ainda mais altos, como os picos dos morros, há vegetação semelhante à da caatinga, com barrigudas, gravatás e mandacarus. Ainda há a ocorrência de vitória-régia, planta típica da Amazônia. Entre as poucas espécies endêmicas está o carandá, semelhante à carnaúba.
Animais
A região pantaneira possui uma das biodiversidades mais ricas do planeta, como mais de duas mil espécies de aves, peixes, mamíferos e répteis. Alguns animais, como o tuiuiú e o jacaré, tornaram-se verdadeiros símbolos da região.
Os jacarés tem importante papel na preservação da fauna do Pantanal, funcionando como agentes de ciclagem de nutrientes e reguladores da fauna piscícola, controlando inclusive a população de piranhas.
As aves são uns dos maiores atrativos do Pantanal, além de ser sua maior e mais variada população (são 656 espécies). O tuiuiú, a cabeça-seca, o colhereiro e as garças biguás são típicos da região. Muitas espécies fazem seus ninhos em áreas comuns, em árvores que passam a ser chamadas “ninhais” e que são um espetáculo à parte.
Referências de Textos e Imagens:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1024&bih=653&sout=0&tbm=isch&oq=a+fauna++pantaneira&aq=f&aqi=&gs_upl=0l0l
http://www.google.com.br/search?q=ecossistema+pantaneiro+a+sua+fauna+e+flora&hl=pt-BR&biw=1024&bih=653&prmd=imvns&source=lnms&ei=euLWToHfKojc0QHJhfHFDQ&sa=X&oi=mode_link&ct=mode&cd=1&ved=0CAUQ_AUoAA
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1024&bih=653&sout=0&tbm=isch&oq=a+fauna++pantaneira&aq=f&aqi=&gs_upl=0l0l1l3577l0l0l0l0l0l0l0l0ll0l0&q=
Nenhum comentário:
Postar um comentário